Gerenciamento de Risco - Pilar III

Em conformidade com as determinações do Banco Central do Brasil, disponibilizamos os seguintes relatórios contendo informações a respeito dos processos de gestão de risco do Banco Komatsu do Brasil S.A.

Informações Históricas
SCR - Sistema de Informações de Crédito

 O sistema de Informações de Crédito (“SCR”) é um banco de dados administrado pelo Banco Central do Brasil (”BCB”) que armazena e propicia o intercâmbio de informações relativas a operações de crédito e garantias contratadas pelos clientes, conforme regulamentação em vigor.

O SCR tem a finalidade de prover informações ao BCB para monitoramento do crédito no sistema financeiro, bem como para suas atividades de fiscalização; e propiciar o intercâmbio de informações entre instituições financeiras a respeito das operações de crédito dos seus Clientes.

As consultas às informações constantes no SCR podem ser feitas pelo próprio BCB; pelos Clientes, junto ao BCB ou por meio do Registrato (Extrato do Registro de Informações no BCB, de acordo as orientações disponíveis no website www.bacen.gov.br); e pelas instituições participantes do SCR que tenham autorização dos Clientes para tanto.

As informações remetidas ao SCR são de exclusiva responsabilidade das instituições financeiras remetentes, inclusive no que diz respeito às inclusões, correções, exclusões, ao cadastramento de medidas judicial e ao registro de manifestação de discordância relacionada a quaisquer informações remetidas ao SCR. Caso quaisquer dessas medidas sejam necessárias, por favor, entrar em contato com o SAC do Banco Komatsu do Brasil S.A.

 A consulta a qualquer informação do SCR depende de prévia autorização dos Clientes, a qual se estende às instituições que podem realizar consultas ao SCR e adquiram ou recebam em garantia, ou manifestem interesse de adquirir, total ou parcialmente, operações de crédito de responsabilidade dos Clientes. Independente das informações constantes do SCR, a decisão sobre a concessão de novas operações de crédito é exclusiva da instituição, segundo sua política de crédito.

Os extratos das informações constantes no SCR, são elaborados de acordo com critérios contábeis e metodologia específica, estabelecidas pelo BCB, podendo diferenciar-se daqueles apresentados por outros sistemas que tenham natureza e finalidade distintas. As informações relativas às operações dos Clientes são encaminhadas ao BCB com base no saldo existente no último dia do mês de referência, havendo, portanto, lapso temporal entre a remessa dos dados, seu processamento pelo BCB e disponibilização no SCR.

A responsabilidade pela operacionalização do cumprimento de medidas judiciais é das instituições remetentes de informações.

Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos junto BCB, em qualquer de suas unidades, por meio da Central de Atendimento ao Público ou ainda em sua página na internet.

 

 
 
Subir